top of page

Educação de Qualidade

​"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” 
Nelson Mandela
Mais sobre nosso funcionamento

 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 (LDB,1996) estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e determina em seu Artigo 34, parágrafo segundo:

Art. 34. A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. [...] § 2º O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino.

 

 

Só faz sentido pensar na ampliação da jornada escolar, se considerarmos uma concepção com a perspectiva de que o horário expandido represente uma ampliação de oportunidades e situações que promovam aprendizagens significativas.

A escola deve apresentar condições adequadas, tanto físicas como organizacionais, um corpo docente, salas e mobiliário adequados ao número de alunos entre outros espaços para que seu caráter de funcionalidade seja uma conseqüência das relações democráticas vividas em seu interior.

As atividades realizadas nas oficinas pedagógicas devem ser planejadas considerando o tempo que os educandos permanecem a mais no espaço físico para não sobrecarregá-los com propostas repetitivas. Nesse sentido, as oficinas devem representar um enriquecimento das aulas do currículo básico e não uma aula a mais ministrada.

O momento de escolarização não se dá à parte da vida, portanto só poderá se realizar, ao se constituir num espaço vivo para todos os envolvidos, onde as relações existentes na escola propiciem a democratização do acesso a todos os meios disponíveis para que aconteçam os momentos de aprendizagem.

Esse currículo deverá pautar-se na formação de sujeitos críticos, autônomos e com as competências necessárias para participar coletivamente em uma sociedade democrática.

Nesse sentido, o uso dos espaços e tempos deve ser repensado, de modo a criar situações e oportunidades para o desenvolvimento das competências nas mais diversas áreas do conhecimento.

Assim, a proposta pedagógica com a ampliação de jornada, visa contemplar as seguintes diretrizes gerais:

 

· o entendimento de turno único de ações educativas, procurando evitar o tratamento de contraturno ou turno contrário ou ainda, de atividades complementares;

 

· a ampliação da jornada ou do tempo de permanência do aluno na escola deverá garantir que competências, habilidades e conteúdos oferecidos aos alunos sejam contextualizados e integrados;

 

· a promoção e a implantação de metodologias de ensino, nas instituições educacionais, que privilegiem a criatividade, a reflexão, a clareza de métodos e procedimentos;

 

· a disponibilidade de inúmeras experiências, as mais diversificadas possíveis e adequadas ao conteúdo a ser experimentado, refletido e confrontado com os conhecimentos que estudantes trazem de fora da escola, já incorporados;

 

· a aceitação das muitas formas de ensinar como parâmetro para a Ampliação de Jornada;

 

· a criação de um clima acadêmico, seguro e frutífero ao desenvolvimento da curiosidade e do saber experimentado por parte dos estudantes;

 

· a construção de Proposta Pedagógica com o envolvimento da comunidade escolar;

 

· a articulação, pela coordenação pedagógica, para a integração entre as disciplinas oferecidas e a conseqüente transversalidade dos temas tratados;

 

· a busca de espaços escolares, juntamente com a comunidade escolar, sociedade civil organizada e o poder local para melhor aproveitamento dos espaços educativos e de aprendizagem disponíveis na região da instituição educacional;

 

· a transformação da escola num espaço onde a cultura local possa dialogar com os currículos escolares, reconhecendo que as experiências educacionais se desenvolvem dentro e fora das escolas.

As pesquisas na área educacional demonstram que a criança desempenha um importante papel na formação e construção de seu próprio conhecimento, contudo acreditamos que, as situações que problematizam o conhecimento levam a aprendizagem.

Assim, toda atividade pedagógica precisa ter uma intenção clara, isto é, os objetivos devem estar explicitados, tanto para os educadores quanto para o educandos. É preciso utilizar estratégias como observações, levantamento de hipóteses, experimentações diversas, registro, jogos, aulas de campo, roda de conversa entre outros, o que colaborará para que o educando se aproprie do conhecimento .

As atividades das oficinas pedagógicas funcionam como um trabalho de continuidade às demais disciplinas do currículo, pois o que se discute, analisa, classifica, registra, produz e conclui, colaboram para assegurar que as atividades curriculares dos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento se complementam propiciando também, o trabalho interdisciplinar.

fonte: PPP

NOSSAS CRIANÇAS PARTICIPAM DE DIVERSAS OFICINAS NO PERÍODO DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA, SÃO ELAS:

  • Biblioteca

  • Inglês

  • Informática

  • Educação física

  • Jepp

Escola Municipal Maestro Roberto P. Panico 

 

Endereço: Av. Máximo Péres García, 63 - Jardim Belo Horizonte, Londrina

Telefone: (43) 3375-0014

bottom of page