top of page
Educação Física

         “O trabalho psicomotor beneficia a criança no controle de sua motricidade utilizando, de maneira privilegiada, a base rítmica associada a um trabalho de controle tônico e de relaxamento, cautelosamente conduzido. É importante que o professor da sala saiba que um trabalho corporal e não a punição constitui a melhor ajuda à criança incapaz de controlar-se”.

 Le Boulch (1988),

               A Educação física trata, não mais de apenas submeter os alunos a uma atividade física para “fortificar os corpos” ou, então, de desenvolver as habilidades esportivas incutindo os seus presumíveis valores positivos; passa-se agora a entender a função da disciplina Educação Física como a de introduzir os alunos no universo da cultura corporal de movimento,2 ou seja, propiciar a construção pelo aluno de um amplo acervo cultural ― no caso, de uma dimensão específica da cultura, a cultura corporal de movimento. A justificativa é que essa dimensão da cultura assume importância cada vez maior na vida das pessoas, de maneira que o exercício pleno da cidadania também passa por ela. Em cada esquina temos uma academia de ginástica; os meios de comunicação de massa estão repletos de conteúdos ligados à cultura corporal de movimento, como esportes competitivos e de aventura, jogos olímpicos, copa do mundo de futebol.

                Cavalaro e Muller (2009) acreditam que a educação física tem uma importante função no processo de aprendizagem do aluno, uma vez que, desde os primeiros passos as crianças conseguem desenvolver suas habilidades (motoras, afetivas e cognitivas) através do movimento e da ação física do corpo. E ao agregar a esta capacidade natural de aprender e de se desenvolver, a educação física consegue agregar a seus praticantes valores e conhecimentos que, uma vez implantados com disciplina e organização, permitem que o aluno consiga aprender com muito mais facilidade e ao mesmo tempo, se relacionar com os demais com muito mais praticidade e de forma muito mais interativa e evolutiva.

 

Fonte: portal do MEC

Escola Municipal Maestro Roberto P. Panico 

 

Endereço: Av. Máximo Péres García, 63 - Jardim Belo Horizonte, Londrina

Telefone: (43) 3375-0014

bottom of page